CID SÃO LUIS ORIONE:
Dedicação à crianças e adolescentes em situação de risco

O Centro de Integração Digital - CID São Luis Orione é uma ONG (Organização Não Governamental) que nasceu para ser um espaço para dar oportunidades para crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Curitiba.

• UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA •

A semente do Centro de Integração Digital – CID São Luis Orione foi plantada dia 13 de abril de 2006 com o professor Algair Ernesto Alves e o seu sonho de retribuir às crianças e adolescentes menos favorecidas todo o carinho e atenção que teve quando era interno do Pequeno Cotolengo de São Paulo. No início, o Centro de Integração Digital – CID São Luis Orione ficava no bairro Campo Comprido, em Curitiba ,e todo o projeto era voltado ao atendimento de crianças com mais necessidades para facilitar a integração na sociedade.

Em junho de 2007, o Centro de Integração Digital – CID São Luis Orione se une em parceria com o Recanto da Paz, grupo com os mesmos ideais e se instalaram no Santa Quitéria, outro bairro de Curitiba. Três anos mais tarde, com o falecimento do fundador, o Centro de Integração Digital – CID São Luis Orione seguiu suas atividades sendo mantido por aqueles que acreditavam que poderiam fazer algo a mais dentro de uma sociedade de alto risco.

Hoje, o Centro de Integração Digital – CID São Luis Orione está estruturado nas premissas deixadas como herança e vem profissionalizando a sua atuação através de parcerias com empresas e voluntários que colaboram com as necessidades da ONG e acreditam na estratégia desenhada para que crianças e adolescentes em risco possam conhecer a participar de ações sociais, culturais, esportivas e educacionais.

• ESTRUTURA DO CID •

Quem está à frente do Centro de Integração Digital – CID São Luis Orione é Reginaldo Jung, que completa 11 anos de entidade. Jung começou como voluntário de informática e hoje é o presidente da ONG. Carinhosamente é conhecido como “o professor,” apelido herdado do saudoso fundador.

O Centro de Integração Digital – CID São Luis Orione quer dar oportunidades de integração na sociedade para todas as crianças e adolescentes atendidas. Na ONG trabalha com três educadoras que dividem os atendidos em três faixas etárias:

  • Entre seis e 10 anos com nenhuma ou pouca alfabetização
  • Entre seis e 10 anos alfabetizados e
  • Entre 11 e 15 anos (adolescentes).

No total são dois turnos de três horas cada: Manhã (08:30 às 11:30) e tarde (13:30 às 16:30). O trabalho é praticamente um contra turno escolar, mas essa nomenclatura não é aceita pela FAS com a qual a ONG possui convênio o qual paga as três educadoras.

As fotos abaixo foram feitas com muito amor pela Kawabanga